segunda-feira, 18 de maio de 2015

Orações


1. - Identifica frases simples e frases complexas.
a)     Eu fui à praia com a Joana. – frase simples
b)     O André foi ao Supermercado enquanto eu fui ao Banco. frase complexa
c)     A minha mãe fez um almoço maravilhoso. frase simples
d)     O Joaquim disse ao Manuel que na semana seguinte não iria à escola. frase complexa
e)     A Josefa não compareceu à reunião. frase simples
f)       Estes exercícios são fáceis. frase simples
g)     O teste era pequeno mas eu não consegui acabar a tempo. frase complexa

2. - Sublinha as formas verbais e divide e classifica as orações seguintes:
a)     Devido à concorrência de outros países, o preço das especiarias baixou e gerou-se uma grave crise na nossa economia.
Devido à concorrência de outros países, o preço das especiarias baixou  - oração coordenada
e gerou-se uma grave crise na nossa economia – oração coordenada copulativa

b)     As raparigas estavam contentes mas os rapazes estavam tristes.
As raparigas estavam contentes – oração coordenada
mas os rapazes estavam tristes. – oração coordenada adversativa

c)     Caso continue a chover torrencialmente o jogo terá de ser cancelado.
Caso continue a chover torrencialmente – oração subordinada adverbial condicional
o jogo terá de ser cancelado – oração subordinante

d)     Portugal procurou negociar com os franceses, quando o imperador Napoleão decretou o Bloqueio Continental, no séc. XIX, mas os franceses não aceitaram a proposta.
Portugal procurou negociar com os franceses, – oração subordinante
quando o imperador Napoleão decretou o Bloqueio Continental, no séc. XIX, – oração subordinada adverbial temporal
mas os franceses não aceitaram a proposta. – oração coordenada adversativa

e)     O perigo é tal que o melhor é ficar sossegado.
O perigo é tal – oração subordinante
que o melhor é ficar sossegado. – oração subordinada adverbial consecutiva

f)       devagar e pausadamente para que toda a gente te entenda.
devagar e pausadamente – oração subordinante
para que toda a gente te entenda. – oração subordinada adverbial final

g)     Desde que ela peça desculpa pela sua má educação nós esqueceremos o que aconteceu.
Desde que ela peça desculpa pela sua má educação – oração subordinada adverbial condicional
nós esqueceremos – oração subordinante
o que aconteceu – oração subordinada substantiva relativa sem antecedente

h)     Logo que o professor abriu a porta os alunos entraram ordeiramente na sala.
Logo que o professor abriu a porta – oração subordinada adverbial temporal
os alunos entraram ordeiramente na sala. – oração subordinante

i)       Fomos lá, porém, não os encontrámos.
Fomos lá, – oração coordenada
porém, não os encontrámos. – oração coordenada adversativa

j)       Ele estava doente portanto não foi à festa.
Ele estava doente – oração coordenada
portanto não foi à festa. – oração coordenada conclusiva

k)     Ou nos encontramos esta tarde ou então eu telefono-te.
Ou nos encontramos esta tarde – oração coordenada
ou então eu telefono-te. - oração coordenada disjuntiva

l)       A fim de mantermos a nossa cidade limpa é necessário pôr sempre o lixo dentro dos contentores.
A fim de mantermos a nossa cidade limpa - oração subordinada adverbial final
é necessário – oração subordinante
pôr sempre o lixo dentro dos contentores – oração subordinada substantiva completiva (não finita)

m)    Enquanto os meus pais davam um passeio pelos jardins eu fui visitar o Oceanário com o meu primo.
Enquanto os meus pais davam um passeio pelos jardins - oração subordinada adverbial temporal
eu fui visitar o Oceanário com o meu primo – oração subordinante

n)     Não compreendi que se tratava do descobrimento do Brasil
Não compreendi – oração subordinante
que se tratava do descobrimento do Brasil - oração subordinada substantiva completiva

o)     Os náufragos determinaram manter-se ali, entrincheirados, até que convalescessem os mais doentes.
Os náufragos determinaram manter-se ali, entrincheirados, – oração subordinante
até que convalescessem os mais doentes. - oração subordinada adverbial temporal

p)     Nisto, apareceram cinco indígenas noutro outeiro, e começaram a bradar aos sete primeiros.
Nisto, apareceram cinco indígenas noutro outeiro, – oração coordenada
e começaram a bradar aos sete primeiros – oração coordenada copulativa

q)     Estudei tanto que adormeci.
Estudei tanto – oração subordinante
que adormeci – oração subordinada adverbial consecutiva

r)      Ela disse que algumas borbulhas não queriam dizer que eu estava a morrer.
Ela disse – oração subordinante
que algumas borbulhas não queriam dizer - oração subordinada substantiva completiva
que eu estava a morrer. - oração subordinada substantiva completiva

s)     Telefonei à minha avó e ela veio de táxi.
Telefonei à minha avó – oração coordenada
e ela veio de táxi. – oração coordenada copulativa

t)       Acho que vai haver discussão logo que a minha mãe chegue a casa.
Acho – oração subordinante
que vai haver discussão - oração subordinada substantiva completiva
logo que a minha mãe chegue a casa. - oração subordinada adverbial temporal

u)     O regato cantava sobre os seixos que reluziam.
O regato cantava sobre os seixos – oração subordinante
que reluziam. – oração subordinada adjetiva relativa restritiva

v)     O barão ia a atacar a outra face, quando, de repente, vi uma coisa passar por cima da cabeça.
O barão ia a atacar a outra face, – oração subordinante
quando, de repente, vi uma coisa passar por cima da cabeça. - oração subordinada adverbial temporal

w)    Percebi logo que nunca tinham visto espingardas.
Percebi logo – oração subordinante
que nunca tinham visto espingardas. - oração subordinada substantiva completiva

x)     Eu vou contigo se bem que não me apeteça.
Eu vou contigo – oração subordinante
se bem que não me apeteça. - oração subordinada adverbial concessiva

y)     Mal os companheiros baixaram as armas, caminhei lentamente para o velho.
Mal os companheiros baixaram as armas, - oração subordinada adverbial temporal
caminhei lentamente para o velho. – oração subordinante

z)     Respondeu logo, mas não o fez em zulu.
Respondeu logo, – oração coordenada
mas não o fez em zulu – oração coordenada adversativa

aa)   Somos gente de outros sítios, viemos em boa paz, e este homem é nosso servo.
Somos gente de outros sítios, viemos em boa paz, – orações coordenadas assindéticas
e este homem é nosso servo – oração coordenada copulativa

bb)   O velho abanou lentamente a cabeça, ornada de imensas plumas negras que ondulavam.
O velho abanou lentamente a cabeça, ornada de imensas plumas negras – oração subordinante
que ondulavam. – oração subordinada adjetiva relativa restritiva

cc)   Os judeus que ficaram em Portugal após a expulsão converteram-se verdadeiramente ou falsamente e passaram a ser cristãos-novos.
Os judeus converteram-se verdadeiramente ou falsamente – oração subordinante
que ficaram em Portugal após a expulsão – oração subordinada adjetiva relativa restritiva
e passaram a ser cristãos-novos. – oração coordenada copulativa

dd)   Fiz os exercícios todos, apesar de estar muito cansado.
Fiz os exercícios todos, – oração subordinante
apesar de estar muito cansado. – oração subordinada adverbial concessiva


2. - Pontua as frases de modo a explicitares se as frases subordinadas adjetivas relativas são restritivas ou explicativas.
a) Aquela rapariga não diz nada que tenha interesse. – oração subordinada adjetiva relativa restritiva – não tem vírgula.
 b) A família, que se tinha reunido para o efeito, não concordou. – oração subordinada adjetiva relativa explicativa – tem vírgulas.
 c) Não aceito as justificações que eles apresentaram. – oração subordinada adjetiva relativa restritiva – não tem vírgula.
 d) Tu,  que não tens feito nada, ainda te atreves a reclamar. – oração subordinada adjetiva relativa explicativa – tem vírgulas.

Sem comentários:

Enviar um comentário